segunda-feira, 10 de março de 2008

História do Município


História do Município de Ipiranga do Sul - RS


A formação de Ipiranga começou na propriedade da família Rigo, que, apesar de não morar lá, possuía um agregado, chamado Jacó Postal, que, junto aos seus familiares, cuidava de terra e trabalhava na lida do gado.
Em 8 de maio de 1908, Leonso Rigo vendeu a propriedade para algumas famílias de castelhanos, cujos patriarcas eram Carlos Duran e Francisco Salalegere, e tinham como agregados a família de Don Gervásio Gorrosterasu. Estas famílias de castelhanos deram o nome da localidade de Ipiranga.
Em 1911,nasceu o primeiro filho dos agregados dos castelhanos, e chamou-se Gervásio Gorrosterasu Filho.O segundo filho, Urbano Gorrosterasu, nasceu em 1914. O primogênito da família Gorrosterasu é considerado o primeiro filho de Ipiranga, e faleceu em 30 de julho de 2003.
A vila Ipiranga começa, então, a ser formada definitivamente quando lá se estabeleceu, em 1915, a família de Henrique Réa, sendo o primogenitor popularmente chamado de Henrque Castelhano.
No ano de 1938 chegaram várias famílias, atraídas pelas matas nativas com abundância de pinheiros, próprias à extração vegetal, e pelo clima e relevo, propensos à criação de gado. Estas famílias introduziram a primeira serraria em Ipiranga, de propriedade de Antônio Fioravante Tonial, considerado um desbravador, seguido por Hilário Durante e Cirilo Gobbi.
A partir de desbravação da mata, foram surgindo colonos que diversificaram as atividades econômicas a vinicultura, a suinocultura, a bovinocultura, o plantio de trigo, do milho e do feijão preto. Estes primeiros colonos eram os agricultores Anselmo Lazzari, Júlio Sberce, Ângelo Sartori e Pedro Beledelli, pecuarista Zeferino Gomes Pinheiro e o construtor de casas David Dall'Agnol. Com a chegada destas famílias foi construída a primeira Igreja Católica, pelas famílias Duran e Salalegre, que doaram o altar e a imagem de nossa Senhora das Dores, padroeira da Igreja, que hoje encontra-se no novo prédio da Igreja Matriz de Ipiranga. O primeiro padre chamava-se Roberto Stefani.O segundo prédio da Igreja foi construído em 1948, que se localizava no mesmo local que a atual.Com o aumento da comunidade , foi desmanchada e no mesmo local foi construída a atual, que foi inaugurada em 1977.
Com o processo e o desenvolvimento de Vila Ipiranga, foram surgindo os bares, armazéns, clubes ,escolas e salões de bailes.A primeira escola foi criada por particulares em 1939, chamando-se escola José Bonifácio. O primeiro professor foi Luiz Carbonera, no ano de 1939, seguido por Júlio Guimarães e Pedro Iores. O primeiro clube foi construído em 1949. O pioneiro no comércio de secos e molhados e moinho foi Atilio Rodighieiro .Em 22 de outubro de 1949, foi criado o Distrito de Ipiranga , tendo como subprefeito o Sr. Hernesto Oques.
Em 20 de dezembro de 1987, realizou o plebiscito emancipatório, no qual o "SIM" vence por maioria de votos, tornando realidade a criação do Município de Ipiranga do Sul, em 20 de abril de 1988, pela lei Estadual nº 8.568.





Bandeira

A Bandeira do município de Ipiranga do Sul é composta por três cores: verde, branca e vermelha. A cor verde representa as matas. A cor branca representa a solidariedade e a paz. A cor vermelha representa




Brasão

Escudo português clássico, quadrilátero, arredondado nos ângulos inferiores, dividido em campos de duas cores verde e vermelho.
No quartel direito é representado pela cor vermelha, o trator está simbolizando a agricultura que é a principal atividade econômica do Município. Os dois pinheiros ao fundo representa as matas.
No quartel esquerdo e verde está a pecuária.
SUPORTE:à destra e a sinistra, entrelaçados embaixo do escudo estão as principais culturas do município: a soja, o milho e o trigo.
Embaixo com a divisa a frase: Trabalho e amor à terra, o nome do Município e a data da criação do mesmo.Sobre a porta central uma coroa dourada.






Nenhum comentário: